Ads 468x60px

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Última edição do IZP no Mês da Consciência Negra foi ao ar nesta sexta






O IZP no Mês da Consciência Negra teve sua última edição exibida nesta sexta (21). O programa especial foi transmitido ao vivo pela Rádio Educativa FM, direto do Restaurante Akuaba. O encerramento contou com a presença de pesquisadores, estudiosos e personalidades ligadas ao movimento negro em Alagoas, que discutiram a arte, a cultura e os costumes afrodescendentes. E o quadro “Pérolas Negras” homenageou o grande sambista Jamelão.


Participaram desta última edição o médico e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, Fernando Gomes; o bailarino e coreógrafo Edu Passos; a socióloga Danúbia Barbosa; a cabeleireira especializada em penteados afro Nete; a jornalista Valdice Gomes; a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) da Ufal, Clara Suassuna; o advogado Alberto Jorge, o Betinho, e o presidente do IZP Marcelo Sandes.


 Com a proposta de lançar um olhar sobre a história e a cultura afro-brasileira, estimulando o debate, o conhecimento e a reflexão sobre os desafios e diferenciais da comunidade afrodescendente o projeto IZP no Mês da Consciência Negra chegou a sua 4ª edição.

O programa especial IZP no Mês da Consciência Negra foi realizado entre os dias 17 e 21 deste mês, e contou com participação de líderes religiosos, artistas e atuantes dos movimentos negros em Alagoas. A atração apresentada pelo jornalista Marcos Guimarães contou com as participações especiais do professor Zezito Araújo, da jornalista Valdice Gomes e da professora Clara Suassuna.

O programa apresentou ainda  a 2ª edição do quadro “Pérolas Negras”, que neste ano homenageou cinco vozes masculinas que representam o talento e a força da negritude brasileira. Foram eles: Milton Nascimento, Gilberto Gil, Jamelão, Cartola e Jackson do Pandeiro. Além disso, exibiu também especial musical com os artistas alagoanos Gustavo Gomes, Mel Nascimento, Djavan, Luiz de Assis e Igbonan Rocha.

O projeto é uma iniciativa do Instituto Zumbi dos Palmares com o apoio da secretaria de Estado da Comunicação (Secom). Colaboração da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de Alagoas (COJIRA-AL), do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Ufal, e do Restaurante Akuaba.  A direção e produção é de Iranei Barreto, com apoio de Nicollas Serafim, Bruno Menezes e Amanda Neves.







quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Programa sobre Consciência Negra tem última edição nesta sexta





O IZP no Mês da Consciência Negra tem seu último programa desta 4ª edição nesta sexta (21), às 8h30, pela Educativa FM, e transmitido diretamente do Restaurante Akuaba. Na pauta, arte e cultura afrodescendente. O quadro “Pérolas Negras” homenageará o sambista Jamelão.
Cantor e compositor Gustavo Gomes
Cantora Mel Nascimento 
















Participam desta edição o médico e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IGHAL), Fernando Gomes, o bailarino e coreografo Edu Passos, o diretor teatral Carlos Alberto Barros, a socióloga Danúbia Barbosa; o reitor da Uneal Jairo José Campos da Costa; a cabeleireira Afro Nete e o Mestre de Capoeira He-Man. Também participam desta edição o cantor e compositor Gustavo Gomes e a cantora Mel Nascimento.
Quadro "Pérolas Negras" homenageia Jamelão
Quinta- o programa desta quinta, dia 20, falou sobre ações do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Ufal. Marcos Guimarães entrevistou a professora e coordenadora do Neab, Clara Suassuna. O  quadro “Pérolas Negras”  destacou a vida e obra de Jackson do Pandeiro; além de homenagem musical ao cantor e compositor alagoano Djavan. 
A programa especial IZP no Mês da Consciência Negra realizado entre 17 e 21 deste mês, contou com participação de líderes religiosos, artistas e atuantes dos movimentos negros em Alagoas. A atração apresentada pelo jornalista Marcos Guimarães contou com as participações especiais do professor Zezito Araújo, da jornalista Valdice Gomes e da professora Clara Suassuna. A direção e produção é de Iranei Barreto, com apoio de Nicollas Serafim, Bruno Menezes e Amanda Neves.
Clara Suassuna destacou ações do Neab. 
O projeto é uma iniciativa do Instituto Zumbi dos Palmares com o apoio da secretaria de Estado da Comunicação (Secom). Colaboração da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de Alagoas (COJIRA-AL), do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Ufal, e do Restaurante Akuaba.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros é tema do IZP no Mês da Consciência Negra

 Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Ufal

Programa vai ao ar nesta quinta-feira (20), a partir das 8h30, pela Educativa FM.

Nesta quinta-feira (20), o IZP no Mês da Consciência Negra destaca o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Ufal. Marcos Guimarães entrevista a professora e coordenadora do Neab, Clara Suassuna. No quadro “Pérolas Negras”, Jackson do Pandeiro desfila seu talento e genialidade; além de homenagem musical ao cantor e compositor alagoano Djavan.  O programa vai ao ar das 8h30 às 10 horas, na Rádio Educativa FM.

Djavan é o homenageado musical 
Nesta quarta-feira (19), a atração teve como tema o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir), e contou com a presença da jornalista e presidente do Conselho, Valdice Gomes; do vice-presidente do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, Helcias Pereira; do vice-reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Clébio Araújo, e da jornalista e representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Elida Miranda.


A programação especial vai ao ar até esta sexta, dia 21, contando sempre com a participação de líderes religiosos, artistas e atuantes dos movimentos negros em Alagoas. A atração é apresentada por Marcos Guimarães, com participações especiais do professor Zezito Araújo, da jornalista Valdice Gomes e da professora Clara Suassuna. A direção e produção é de Iranei Barreto, com apoio de Nicollas Serafim, Bruno Menezes e Amanda Neves.


Vida e obra de Jackson do Pandeiro no quadro "Perolas Negras"
Programa de quarta-feira(19) destacou papel do Conepir




 O projeto é uma iniciativa do Instituto Zumbi dos Palmares com o apoio da secretaria de Estado da Comunicação (Secom). Colaboração da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de Alagoas (COJIRA-AL), do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Ufal, e do Restaurante Akuaba.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

IZP no Mês da Consciência Negra fala sobre o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial



 O IZP no Mês da Consciência Negra segue com sua programação especial nesta quarta-feira (19), às 8h30 na Rádio Educativa FM. Esta edição vai abordar o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir) e a importância da participação social na implementação das políticas de promoção da igualdade. O quadro “Pérolas Negras” destacará o brilhantismo musical de Cartola e haverá ainda homenagem musical com o cantor, compositor e vocalista da Banda de reggae Vibrações, Luiz de Assis.



Cantor e compositor Luis de Assis
Estão entre os entrevistados desta quarta, Valdice Gomes, presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (conepir) e Helcias Pereira, vice-presidente do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô (entidade vinculada aos agentes de Pastoral Negros do Brasil - APNS) e representa essa entidade nacional no Cnpir.

O programa vai ao ar até o dia 21 de novembro, contando sempre com a participação de líderes religiosos, artistas e atuantes dos movimentos negros em Alagoas. Nesta  terça (18), o Babalorixá Paulo de Ogunjá conversou sobre as religiões de Matriz Africana, o quadro “Pérolas Negras” contou a história de Gilberto Gil, e o especial musical ficou por conta de Igbonan Rocha e Marilene de Castro.




Quadro Pérolas Negras destaca vida e obra de Cartola

A atração é apresentada por Marcos Guimarães, com participações especiais do professor Zezito Araújo, da jornalista Valdice Gomes e da professora Clara Suassuna. A direção e produção é de Iranei Barreto, com apoio de Nicollas Serafim, Bruno Menezes, Amanda Neves e colaboração de Ribamar Levine.



Babalorixá Paulo de Ogunjá.

 O projeto busca lançar um olhar sobre a história e a cultura afro-brasileira, estimulando o debate, o conhecimento e a reflexão sobre os desafios e diferenciais da comunidade afrodescendente. O IZP no Mês da Consciência Negra é uma iniciativa do Instituto Zumbi dos Palmares com o apoio da secretaria de Estado da Comunicação (Secom). Colaboração da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de Alagoas (COJIRA-AL), do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Ufal, e do Restaurante Akuaba.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Religiões de Matriz africana é assunto do ZP no Mês da Consciência Negra


 Programa vai ao ar nesta terça (18), a partir das 8h30 pela Educativa FM.

 Nesta terça-feira (18), o IZP no Mês da Consciência Negra é dedicado às religiões de matriz africana presentes em Alagoas. A atração recebe vários sacerdotes como Pai CélioPai PauloMãe Mirian e Mãe Vera. O quadro especial “Pérolas Negras” homenageia o talento de Gilberto Gil, contando sua história e apresentando suas músicas consagradas. O programa vai ao ar às 8h30, pela Rádio Educativa FM.

A estreia da programação especial aconteceu nesta segunda (17), com o tema “Educação e Consciência Negra”, e contou com as participações dos professores Zezito Araújo e Ana Luíza Porto, e os mestres Gilberto Ferreira e Maria de Fátima Viana. Na parte musical, Gustavo Gomes e Mel Nascimento abrilhantaram o programa, cantando ao vivo nos estúdios da Educativa. E o quadro “Pérolas Negras” contou a história de vida e a trajetória musical de Milton Nascimento.



A atração é apresentada por Marcos Guimarães, com participações especiais do professor Zezito Araújo, da jornalista Valdice Gomes e da professora Clara Suassuna. A direção e produção é de Iranei Barreto, com apoio de Nicollas Serafim, Bruno Menezes, Amanda Neves e colaboração de Ribamar Levine.

O projeto é uma iniciativa do Instituto Zumbi dos Palmares com o apoio da secretaria de Estado da Comunicação (Secom). Colaboração da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de Alagoas (COJIRA-AL), do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Ufal, e do Restaurante Akuaba.




sexta-feira, 14 de novembro de 2014

IZP no Mês da Consciência Negra estreia sua 4ª edição


O programa especial vai ao ar das 8h30, às 10 horas, na Rádio Educativa FM.


A partir desta segunda-feira (17) até o dia 21 de novembro, o Instituto Zumbi dos Palmares leva ao ar a 4ª edição do projeto IZP no Mês da Consciência Negra. A programação especial busca trazer uma discussão sobre a história e cultura afro-brasileiras, destacando sua importância no cenário alagoano e nacional, além de divulgar a música e a trajetória de grandes artistas negros. A atração vai ao ar durante a semana, sempre das 8h30 às 10 horas, pela Rádio Educativa FM.


O programa contará com especial musical com Gustavo Gomes
O tema do primeiro programa será "Educação e Consciência Negra". Participam da discussão o Sociólogo Mestre Carlos Martins, os professores mestres Gilberto Ferreira, Maria de Fátima Viana e Antonio Daniel Marinho Ribeiro; e os professores Zezito de Araújo e Ana Luíza Porto. E entremeando o debate um especial com o cantor e compositor Gustavo Gomes.


A série de programas apresenta também o quadro “Pérolas Negras”, que nesta edição, destaca Cinco vozes masculinas que representam o talento e a força da negritude brasileira. O radiodocumentário, de duração de 30 minutos, conta a história do artista entremeando suas grandes canções. Nesta segunda, o primeiro homenageado é Milton Nascimento. O quadro também contará a história de Gilberto Gil, Jackson do Pandeiro, Jamelão e Cartola.

O quadro "Pérolas Negras" destacará a vida e obra de Milton
 Nascimento 
O programa conta com a apresentação do jornalista Marcos Guimarães, e como convidados especiais o professor Zezito de Araújo, a jornalista Valdice Gomes e a professora Clara Suassuna. A direção e produção é de Iranei Barreto, com apoio de Nicollas Serafim, Bruno Menezes, Amanda Neves e colaboração de Ribamar Levine.


O projeto é uma iniciativa do Instituto Zumbi dos Palmares com o apoio da secretaria de Estado da Comunicação (Secom). Colaboração da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de Alagoas (COJIRA-AL), do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Ufal, e do Restaurante Akuaba.