Ads 468x60px

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Panorama do movimento negro em Alagoas



Iranei Barreto
A terceira edição do projeto especial IZP no Mês da Consciência Negra terá seu último programa nesta sexta (22) trazendo um panorama do Movimento Negro em Alagoas. E o quadro Pérolas Negras com as cantoras Clementina de Jesus e Alcione. O programa será transmitido diretamente do restaurante Akuaba, às 8h30, pela Educativa FM (107,7MHz), com reapresentação às 13 horas pela Rádio Difusora de Alagoas (AM 960).


Com o propósito de lançar um olhar sobre a história e a cultura afro-brasileira, estimulando o debate, o conhecimento e a reflexão sobre os desafios e diferenciais da comunidade afrodescendente, o IZP realizou mais uma série de programas especiais do projeto IZP no Mês da Consciência Negra. Em cinco programas, foram discutidos temas relacionados à cultura, educação, juventude afro-brasileira, Religiões de Matriz Africana e sincretismo religioso e movimento Negro em Alagoas.  


 O programa contou com a participação de pesquisadores, sacerdotes de Regiões afro, instrumentistas, grupos afro, professores, representantes das secretarias de cultura do Estado e do Município e integrantes do Movimento Negro em Alagoas. Esta edição do projeto teve ainda o quadro especial “Pérolas Negras” que homenageou 10 cantoras negras de grande relevância para a música brasileira, foram elas: Leci Brandão, Zezé Mota,  Dona Ivone Lara, Mart’nalia, Elza Soares, Paula Lima, Jovelina Perola Negra, Sandra de Sá, Alcione e Clementina de Jesus.

O programa é apresentado pelo comunicador Marcos Guimarães, com reportagem de Luiz Filho, e programação musical de Givaldo Kleber. A direção e produção é de Iranei Barreto, com apoio de Nicollas Serafim, Ribamar Levine e Bruno Menezes.

O IZP no Mês da Consciência Negra é uma iniciativa do Instituto Zumbi dos Palmares, através de suas emissoras - rádios Educativa FM e Difusora AM, e TVE Alagoas. O projeto conta com o apoio da secretaria de Estado da Comunicação (SECOM), da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e da Prefeitura Municipal de Maceió. E tem ainda a colaboração da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de Alagoas (COJIRA-AL), e do Restaurante Akuaba. 

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Sincretismo Religioso




Iranei Barreto

Com a participação de estudiosos, historiadores, religiosos e sacerdotes de matriz africana o programa especial “IZP no Mês da Consciência Negra”, pelas rádios Educativa FM e Difusora, discute na edição desta quarta-feira a questão das religiões afro-brasileiras e o sincretismo religioso. O programa também traz o quadro Pérolas Negras, musical com um pouco da vida e obra das cantoras Sandra de Sá e Joevelina Pérola Negra.




O programa especial de rádio vai ao ar às 8h30 pela Educativa FM (107,7Mhz), com reapresentação às 13 horas pela Rádio Difusora de Alagoas (AM 960), fazendo parte do Projeto IZP no Mês da Consciência Negra, que está em sua terceira edição e tem por objetivo lançar um olhar sobre a história e a cultura afro-brasileiras, estimulando o debate, o conhecimento e a reflexão sobre os desafios e diferenciais da comunidade afrodescendente.
   
O programa de rádio é apresentado pelo comunicador Marcos Guimarães, e tem como convidados especiais o professor Zezito Araújo e as jornalistas Valdice Gomes e Helciane Pereira. A reportagem é de Luiz Filho, e programação musical de Givaldo Kleber. A direção e produção é de Iranei Barreto, com apoio de Nicollas Serafim, Ribamar Levine e Bruno Menezes.

O IZP no Mês da Consciência Negra é uma iniciativa do Instituto Zumbi dos Palmares, através de suas emissoras - rádios Educativa FM e Difusora AM, e TVE Alagoas. O projeto conta com o apoio da secretaria de Estado da Comunicação (SECOM), da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e da Prefeitura Municipal de Maceió. E tem ainda a colaboração da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de Alagoas (COJIRA-AL), e do Restaurante Akuaba, de onde será realizado o último programa dessa série especial sobre o Mês da Consciência Negra. 




Educação e juventude afrodescendente




Iranei Barreto
O IZP no Mês da Consciência Negra desta quarta (20) debate as políticas voltadas para a comunidade afro e as oportunidades para os jovens negros. E o quadro Pérolas Negras conta a história das cantoras Elza Soares e Paula Lima. O programa vão ao ar às 08h30 pela Educativa FM com reapresentação às 13 horas, na Difusora.



O programa vai contar com a presença da professora e militante do movimento negro em Alagoas, Ângela Brito; da presidente do Conselho Municipal de Educação de Maceió, Edna Lopes, e Clara Suassuna, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFAL (NEAB). 

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Manifestações culturais afro-brasileiras em Alagoas


 Iranei Barreto
A série de programas especiais “IZP no Mês da Consciência” segue nesta terça-feira (19) falando sobre as manifestações culturais afro-brasileiras presentes no Estado. Participam desta edição Wilson Santos, da Orquestra de Tambores, Emanuela Moreira, vocalista do Afromandela, Nete Ferreira, uma das primeiras cabeleireiras afro de Maceió e o Mestre de Capoeira He-Man. Como parte ainda do programa, o quadro especial ‘Pérolas Negras’ destaca o trabalho de Dona Ivone Lara e Mart’nalia. O programa vai ao ar às 8h30 pela Rádio Educativa FM (107,7 MHz), com reapresentação às 13 horas pela Rádio Difusora (960 AM).


 Lançar um olhar sobre a história e a cultura afro-brasileiras, estimulando o debate, o conhecimento e a reflexão sobre os desafios e diferenciais da comunidade afrodescendente. Esse é o objetivo do projeto IZP no Mês da Consciência Negra, que segue em sua 3ª edição. Faz parte do projeto a realização de uma série de programas especiais que teve inicio nesta segunda (18) e segue até a sexta-feira (22), pelas duas emissoras educativas do Governo do Estado.

O programa de estreia teve como temática principal o calendário de atividades voltadas para o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, em Alagoas. A série contou com a presença de Amauricio de Jesus, gerente de Políticas Culturais da Fundação de Ação Cultural de Maceió (FMAC), Adriana Guimarães, superintendente de Identidade e Diversidade Cultural da Secretaria de Estada da Cultural, e Victor Farias, do Coletivo AfroCaeté.
  O programa é apresentado pelo comunicador Marcos Guimarães, e tem como convidados especiais o professor Zezito Araújo e as jornalistas Valdice Gomes e Helciane Pereira. A reportagem é de Luiz Filho, e programação musical de Givaldo Kleber. A direção e produção é de Iranei Barreto, com apoio de Nicollas Serafim, Ribamar Levine e Bruno Menezes.


O IZP no Mês da Consciência Negra é uma iniciativa do Instituto Zumbi dos Palmares, através de suas emissoras - rádios Educativa FM e Difusora AM, e TVE Alagoas. O projeto conta com o apoio da secretaria de Estado da Comunicação (SECOM), da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e da Prefeitura Municipal de Maceió. E tem ainda a colaboração da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de Alagoas (COJIRA-AL), e do Restaurante Akuaba, de onde será realizado o último programa dessa série especial sobre o Mês da Consciência Negra. 

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

3ª edição do IZP no Mês da Consciência negra estreia segunda


Iranei Barreto
Lançar um olhar sobre a história e a cultura afro-brasileiras, estimulando o debate, o conhecimento e a reflexão sobre os desafios e diferenciais da comunidade afrodescendente. Esse é o objetivo do projeto IZP no Mês da Consciência Negra.


Em sua 3ª edição, o projeto contempla a realização de uma série de programas especiais que terá inicio nesta segunda (18) e segue até a sexta-feira (22), pela rádio Educativa FM, das 8h30 às 10 horas, com reapresentação às 13 horas pela Rádio Difusora.

O programa estreia com uma discussão sobre a cultura afro-brasileira, além de informações sobre a agenda e atividades previstas para o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, em Alagoas.

A série contará também com o novo quadro “Pérolas Negras”, que irá destacar a vida e trajetória de cantoras negras que marcaram a história da música nacional. A estreia do quadro traz Leci Brandão e Zezé Mota. Também serão homenageadas durante os programas subsequentes as cantoras Dona Ivone Lara, Mart’nalia, Elza Soares, Paula Lima, Jovelina Perola Negra, Sandra de Sá, Alcione, Alaíde Costa e Carmen Costa.

O programa tem apresentação do comunicador Marcos Guimarães, e como convidados especiais o professor Zezito Araújo e as jornalistas Valdice Gomes e Helciane Pereira. A direção e produção é de Iranei Barreto, com apoio de Nicollas Serafim, Ribamar Levine Bruno Menezes.

O IZP no Mês da Consciência Negra é uma iniciativa do Instituto Zumbi dos Palmares, através de suas emissoras - rádios Educativa FM e Difusora AM, e TVE Alagoas. O projeto conta com o apoio da secretaria de Estado da Comunicação (SECOM), da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e da Prefeitura de Maceió. Colaboração da Comissão de jornalistas pela Igualdade Racial de Alagoas (COJIRA-AL) e Restaurante Akuaba.