Ads 468x60px

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Panorama do movimento negro em Alagoas



Iranei Barreto
A terceira edição do projeto especial IZP no Mês da Consciência Negra terá seu último programa nesta sexta (22) trazendo um panorama do Movimento Negro em Alagoas. E o quadro Pérolas Negras com as cantoras Clementina de Jesus e Alcione. O programa será transmitido diretamente do restaurante Akuaba, às 8h30, pela Educativa FM (107,7MHz), com reapresentação às 13 horas pela Rádio Difusora de Alagoas (AM 960).


Com o propósito de lançar um olhar sobre a história e a cultura afro-brasileira, estimulando o debate, o conhecimento e a reflexão sobre os desafios e diferenciais da comunidade afrodescendente, o IZP realizou mais uma série de programas especiais do projeto IZP no Mês da Consciência Negra. Em cinco programas, foram discutidos temas relacionados à cultura, educação, juventude afro-brasileira, Religiões de Matriz Africana e sincretismo religioso e movimento Negro em Alagoas.  


 O programa contou com a participação de pesquisadores, sacerdotes de Regiões afro, instrumentistas, grupos afro, professores, representantes das secretarias de cultura do Estado e do Município e integrantes do Movimento Negro em Alagoas. Esta edição do projeto teve ainda o quadro especial “Pérolas Negras” que homenageou 10 cantoras negras de grande relevância para a música brasileira, foram elas: Leci Brandão, Zezé Mota,  Dona Ivone Lara, Mart’nalia, Elza Soares, Paula Lima, Jovelina Perola Negra, Sandra de Sá, Alcione e Clementina de Jesus.

O programa é apresentado pelo comunicador Marcos Guimarães, com reportagem de Luiz Filho, e programação musical de Givaldo Kleber. A direção e produção é de Iranei Barreto, com apoio de Nicollas Serafim, Ribamar Levine e Bruno Menezes.

O IZP no Mês da Consciência Negra é uma iniciativa do Instituto Zumbi dos Palmares, através de suas emissoras - rádios Educativa FM e Difusora AM, e TVE Alagoas. O projeto conta com o apoio da secretaria de Estado da Comunicação (SECOM), da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e da Prefeitura Municipal de Maceió. E tem ainda a colaboração da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de Alagoas (COJIRA-AL), e do Restaurante Akuaba. 

0 comentários:

Postar um comentário