Ads 468x60px

terça-feira, 20 de novembro de 2012

100 anos do Quebra de Xangô

A Série IZP no Mês da Consciência Negra vai ao ar nesta quarta (21) pela Rede Educativa  (Maceió, Arapiraca e Porto Calvo) com reapresentação 11 horas, pela Difusora. 



Iranei Barreto

A série de programas especiais IZP no Mês da Consciência Negra vai falar nesta quarta-feira (21) sobre o episódio conhecido como Quebra de Xangô. Fato ocorrido em 1912, considerado um dos atos mais violentos da história contra as religiões de Matriz africana no Brasil. O programa vai ao ar pela Rede Educativa (Maceió, Arapiraca e Porto Calvo), das 08h às 09 horas, com reapresentação às 11 horas, pela Rádio Difusora de Alagoas. A série teve inicio na última segunda, dia 19, e segue até a próxima sexta, dia 23.


O ‘Quebra de Xangô’ ocorreu na capital alagoana liderado pela Liga dos Republicanos Combatentes embalados por motivações políticas e racistas. O grupo invadiu, depredou e queimou os principais terreiros de Xangô da cidade, espancando líderes e pais de santo dos cultos afros, na madrugada do dia 1º de fevereiro.

Participam desta edição os ialorixás Pai Célio Rodrigues, da Casa de Iemanjá, Pai Paulo Silva Presidente da Federação Zeladora dos Cultos em Geral de Alagoas, Pai Elias de Airá, da Casa de Axé no São Jorge, além do pesquisador Fernando Gomes, do Instituto Histórico e Geográfico  de Alagoas.  

A apresentação é do jornalista e radialista Marcos Guimarães, com participação especial do historiador Zezito Araújo. Produção e coordenação de Iranei Barreto, programação Musical de Givaldo Kleber, trabalhos técnicos de Edson Silva. Equipe de apoio Kaká Marinho, Ingryd Farias e Bruno Menezes e colaboração de Audrey Trevas.  O programa tem o apoio da Secretária de Estado da Comunicação, Fundação Cultural Palmares, Comissão de jornalistas pela Igualdade Racial de Alagoas (COJIRA-AL), e Restaurante Akuaba.

Programação especial- Além da série especial nas rádios educativas, o IZP idealizou uma programação especial envolvendo todas as suas emissoras – Rede Educativa FM, Difusora AM e TV Educativa –, que veicularão edições especiais, spots, institucionais, além de cobertura de atividades realizadas durante o mês de novembro na capital e interior do Estado.

A iniciativa visa lançar um olhar sobre a história e a cultura afro-brasileiras, estimulando o debate, o conhecimento e a reflexão sobre os desafios, contribuições e diferenciais da comunidade afrodescendente.
Também estão sendo veiculados ao longo da programação das rádios institucionais com conceitos importantes para o Movimento Negro, mas pouco divulgados pela grande mídia e que podem facilitar o entendimento dos ouvintes sobre a importância da temática. O projeto conta ainda com os institucionais “Batuque Vindo da África”, com informações sobre alguns instrumentos musicais originários daquele continente que se incorporaram à cultura brasileira.

0 comentários:

Postar um comentário