Ads 468x60px

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Cultura e Arte Afrodescendente em debate no “IZP no mês da Consciência Negra”




 Na quarta edição do programa as discussões giraram em torno do patrimônio material e imaterial da cultura de matriz africana no Brasil.

Por Audrey Trevas


Nesta quinta (22), o quarto programa da série especial “IZP no mês da Consciência Negra” debateu a relação dos afrodescendentes com a arte no Brasil, desde o período colonial aos dias atuais. Sob o comando do jornalista Marcos Guimarães e comentários e provocações do professor e historiador Zezito Araújo, a discussão girou em torno de música, pintura e identidade cultural na perspectiva da cultura de matriz africana no país.

Para enriquecer o debate, foram convidados o professor e vice-reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Clébio Araújo, o antropólogo e cineasta Siloé Amorim, o militante do movimento negro e membro da ONG Anajô, Helcias Pereira, o artista plástico Denis Matos e o músico da orquestra de Tambores de Alagoas, Wilson Santos.

Durante esta edição as questões mais discutidas foram a memória e o acervo do patrimônio imaterial e material da cultura afrodescendente no Brasil; a construção imagético-discursiva de democracia racial disseminada para o mundo pelo país; a importância do referencial histórico e cultural da Serra da Barriga; a vida e obra do Mestre Zumba e artes plásticas negras; a atual efervescência dos grupos de maracatus em Alagoas e o protagonismo e visibilidade do artista e produtor cultural negros, inclusive dos coletivos originados nas periferias.  

0 comentários:

Postar um comentário