Ads 468x60px

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Relação dos Afrodescendentes com a Arte no Brasil



O programa vai ao ar nesta quinta (22), pela Rede Educativa (Maceió, Arapiraca e Porto Calvo), das 08h às 09 horas, com reapresentação às 11 horas, pela Rádio Difusora de Alagoas.

Iranei Barreto
A penúltima edição da série de programas especiais “IZP no Mês da Consciência Negra”, que vai ao ar nesta quinta-feira (22), discute a relação dos afrodescendentes com a arte no Brasil, trilhando uma ordem cronológica que vai do período colonial aos dias atuais. O programa vai ao ar pela Rede Educativa (Maceió, Arapiraca e Porto Calvo), das 08h às 09horas, com reapresentação às 11horas, pela Rádio Difusora de Alagoas.

Nesta edição, o programa vai destacar como se deu a relação do negro na arte brasileira, nas mais diversas expressões e em diferentes momentos da nossa história. Como o negro era retratado nas artes plásticas; na literatura; sua musicalidade, o sincretismo religioso. O programa também vai falar sobre os autores da desconstrução da imagem dos afrodescendentes, o negro como autor da sua própria história e a valorização do produto e não do produtor cultural.

Participam do programa o Vice-Reitor da UNEAL, Clébio Araújo, o artista plástico Denis Matos,  o antropólogo e cineasta, Siloé Amorim, e o músico Wilson Santos.

Programação especial- Além da série especial nas rádios educativas, o IZP idealizou uma programação especial envolvendo todas as suas emissoras – Rede Educativa FM, Difusora AM e TV Educativa –, que veicularão edições especiais, spots, institucionais, além de cobertura de atividades realizadas durante o mês de novembro na capital e interior do Estado.

A iniciativa visa lançar um olhar sobre a história e a cultura afro-brasileiras, estimulando o debate, o conhecimento e a reflexão sobre os desafios, contribuições e diferenciais da comunidade afrodescendente.

O projeto conta ainda com os institucionais “Batuque Vindo da África”, com informações sobre alguns instrumentos musicais originários daquele continente que se incorporaram à cultura brasileira. O projeto está em sua 2ª edição.

0 comentários:

Postar um comentário