Ads 468x60px

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Quebra de Xangô é discutido no “IZP no Mês da Consciência Negra” desta quarta-feira



Terceiro programa da série especial traz uma discussão contemporânea sobre a questão com a presença de representantes das religiões de matriz africana e estudiosos do assunto.
 Por Audrey Trevas
 Nesta quarta-feira (21), a terceira edição da série de programas “IZP no Mês da Consciência Negra”, este ano em sua segunda edição, abordou o tema “Quebra de Xangô: 100 anos depois”, com a participação do Pai Célio, da Casa de Yemanjá, do Doté Elias , da Casa de Ayrá, e do médico e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IGHAL), Fernando Gomes.

O programa, que tem a apresentação do jornalista Marcos Guimarães, iniciou com os comentários do professor e historiador Zezito Araújo, que contextualizou o episódio do Quebra de Xangô ocorrido em 1912, na cidade de Maceió. Em seguida, cada um dos entrevistados fez uma explanação sobre sua visão do Quebra, abordando os aspectos culturais, sociais e religiosos para a história de Alagoas.

Outros assuntos debatidos no programa foram sobre a questão da intolerância religiosa, o respeito à religião e também sobre a importância cultural da coleção “Perseverança”, relíquias sagradas que restaram dos terreiros destruídos na ocasião do Quebra de Xangô, que atualmente se encontra no IGHAL.

O Quebra - O episódio conhecido como Quebra de Xangô foi um ato de violência praticado em 1º de fevereiro de 1912 contra as casas de culto afrobrasileiras de Maceió e que se estendeu pelo interior de Alagoas. Naquele dia, babalorixás e yalorixás tiveram seus terreiros invadidos por uma milícia armada denominada Liga dos Republicanos Combatentes, seguida por uma multidão enfurecida, e assistiram à retirada à força dos templos de seus paramentos e objetos de culto sagrados, que foram expostos e queimados em praça pública, numa demonstração flagrante de preconceito e intolerância religiosa para com as nossas manifestações culturais de matriz africana.

0 comentários:

Postar um comentário