Ads 468x60px

sábado, 17 de novembro de 2012

Série de programas especiais “IZP no Mês da Consciência Negra” estreia nesta segunda

Iranei Barreto

Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Zumbi dos Palmares lança a série de programas especiais IZP no Mês da Consciência Negra, que vai ao ar de 19 a 23 de deste mês. O especial é realizado diretamente do estúdio da Rádio Educativa FM (Maceió), com transmissão também pelas Rádios Educativa FM Arapiraca e Porto Calvo, das 08h às 09h, e reapresentação pela Rádio Difusora de Alagoas, às 11horas. O programa de entrevistas e musical contará com cinco edições, cada uma tratando de um tema específico.

A iniciativa tem como propósito lançar um olhar sobre a história e a cultura afro-brasileiras, estimulando o debate, o conhecimento e a reflexão sobre os desafios, contribuições e diferenciais da comunidade afrodescendente.

Nos dias 19 e 20, a série vai discutir Ações Afirmativas em Alagoas, fazendo respectivamente, um panorama e uma reflexão sobre a atuação de instituições públicas e privadas em favor da Igualdade Racial. Dia 21 será a vez de falar sobre os 100 anos do Quebra de Xangô; dia 22, a série vai tratar da relação dos Afrodescendentes com a Arte no Brasil, partindo do período colonial até os dias atuais.  O encerramento, que acontece dia 23, no Restaurante Akuaba, vai destacar a Construção dos afro-brasileiros para a nossa cultura.

Foram convidados para o programa de estreia da série Clara Suassuna, Coordenadora do Neab (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFAL), a jornalista Valdice Gomes, representando a Cojira-AL, Genizete Lucena, Representante da Fundação Cultural Palmares em Alagoas, Allex Sander, Gerente de Diversidade da Secretaria de Estado da Educação, e Arísia Barros Coordenadora do Instituto Raízes de África.

 historiador Zezito Araújo será comentarista do programa.
A apresentação é do jornalista e radialista Marcos Guimarães, com participação especial do historiador Zezito Araújo. Produção e coordenação de Iranei Barreto, programação Musical de Givaldo Kleber, trabalhos técnicos de Edson Silva, apoio de Kaká Marinho, Ingryd Farias e Bruno Menezes e colaboração de Audrey Trevas.  O programa tem o apoio da Secretária de Estado da Comunicação, Fundação Cultural Palmares, Comissão de jornalistas pela Igualdade Racial de alagoas (COJIRA-AL), e Restaurante Akuaba.

Programação especial- Além da série especial nas rádios educativas, o IZP idealizou uma programação especial envolvendo todas as suas emissoras – Rede Educativa FM, Difusora AM e TV Educativa –, que veicularão edições especiais, spots, institucionais, além de cobertura de atividades realizadas durante o mês de novembro na capital e interior do Estado.

Serão veiculados ao longo da programação das rádios  institucionais com conceitos importantes para o Movimento Negro, mas pouco divulgados pela grande mídia e que podem facilitar o entendimento dos ouvintes sobre a importância da temática. O projeto prevê ainda o institucional “Batuque Vindo da África”, com informações sobre alguns instrumentos musicais originários daquele continente que se incorporaram à cultura brasileira.

A iniciativa conta ainda com este blog contendo postagens das edições de 2011 e 2012.

0 comentários:

Postar um comentário