Ads 468x60px

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A importância dos afrodescendentes para a construção econômico, sociocultural do Brasil



A última edição do programa vai ao ar nesta sexta-feira (23), simultaneamente, pela Rede Educativa (Maceió, Arapiraca e Porto Calvo) e pela Rádio Difusora de Alagoas, às 08 horas.

Iranei Barreto
A série de programas especiais IZP no Mês da Consciência Negra chega a sua última edição nesta sexta-feira (23), destacando a importância dos afrodescendentes na construção econômico, sociocultural do Brasil. O programa vai ao ar, simultaneamente, pela Rede Educativa (Maceió, Arapiraca e Porto Calvo) e pela Rádio Difusora de Alagoas AM 960, às 08 horas.

A série, que está em sua 2ª edição, teve inicio na última segunda-feira, dia 19, com a proposta de lançar um olhar sobre a história e a cultura afro-brasileiras, estimulando o debate, o conhecimento e a reflexão sobre os desafios, contribuições e diferenciais da comunidade afrodescendente. Dentre os assuntos abordados as ações afirmativas ganharam um destaque especial com dois programas sobre o tema. Nos dias 19 e 20, a série fez respectivamente um panorama e uma reflexão sobre a atuação de instituições públicas e privadas em favor da Igualdade Racial.

O programa destacou ainda o episódio conhecido como Quebra de Xangô, fato ocorrido em 1912, considerado um dos atos mais violentos da história contra as religiões de Matriz africana no Brasil. A penúltima edição da série discutiu a relação dos afrodescendentes com a arte no Brasil, partindo do período colonial até os dias atuais.

Participaram desta 2ªedição músicos, artistas, gestores culturais, ativistas do Movimento Negro em Alagoas, Sacerdotes das religiões de Matriz Africana, representantes do poder público, sociólogos, antropólogos, jornalistas, advogados, cineasta, historiadores e pesquisadores. A última edição, que acontece nesta sexta-feira no restaurante Akuaba vai reunir todos os convidados que estiveram no programa durante a semana, além dos músicos Igbonan Rocha, Altair, Gustavo Gomes e Cadu Ávila.

Programação especial- Além da série especial nas rádios educativas, o IZP idealizou uma programação especial envolvendo todas as suas emissoras – Rede Educativa FM, Difusora AM e TV Educativa –, com veiculação de edições especiais, spots, institucionais, além de cobertura de atividades realizadas durante o mês de novembro na capital e interior do Estado.

O projeto conta ainda com os institucionais “Batuque Vindo da África”, com informações sobre alguns instrumentos musicais originários daquele continente que se incorporaram à cultura brasileira. E com este blog contendo postagens das edições de 2011 e 2012, além de material extra com indicações de filmes, documentários, matérias e programas especiais produzidos pela TVE e TV Brasil, livros e endereços de blogs.

0 comentários:

Postar um comentário